
O professor e ex-diretor do Campus do IFCE de Tauá, José Alves de Oliveira Neto, 45 anos, foi empossado pelo Presidente da Câmara Luis Alves, no mandato de vereador da Câmara Municipal, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (02/02). Ele é segundo suplente do Partido dos Trabalhadores e assume a vaga diante de um compromisso firmado pelo partido para possibilitar que os suplentes tenham a oportunidade de exercerem o mandato parlamentar.
Natural de Fortaleza, Neto é servidor publico federal e reside em Tauá desde 2010, quando assumiu o cargo de professor de Matemática no Campus do Instituto Federal do Ceará. Em 2013, foi eleito Diretor e reeleito no pleito seguinte.

Em 2024, ele enfrentou sua primeira disputa eleitoral no município e obteve 507 votos, ficando como segundo suplente do PT, com uma diferença de 99 votos para o primeiro suplente Nezinho Loiola. Os outros suplentes da sigla são, Sabrina Xavier (3ª) com 504 votos, Antonny Lucas (4º) com 116 votos, Ananias Mota (5º), que obteve 147 votos, Rosário da Aldeota com 82 votos e Claudenira Melo com 49 votos. A votação total do PT incluindo os de legenda, foi de 2.889 votos.
O vereador titular Marcos Caracas, está afastado do Legislativo porque ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município e em 2026, o primeiro suplente Nezinho Loiola, assumiu a vaga. O professor Neto ficará no mandato até o início de 2027.
Após ser empossado, ele fez seu primeiro pronunciamento na Tribuna do Plenário, agradecendo pela oportunidade de representar o povo de Tauá no parlamento e disse que a prioridade do seu mandato será a Educação. Vários vereadores apartearam o pronunciamento, desejando boa sorte ao parlamentar. Prestigiaram a posse os dirigentes, lideranças, simpatizantes e correligionários do PT em Tauá.
Outros vereadores na Tribuna
Também se pronunciaram na Tribuna da Casa, os vereadores Hélio Castelo (PSB) e Érico Lima (PSD).
Votações
Os vereadores aprovaram por unamidade, o Projeto de Lei Nº 008/2026, que Altera a Lei Municipal nº 2833, de 02 de abril de 2024, que "Institui o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Grupo Ocupacional do Magistério - PCCRM". A mudança estabelece as regras de concessão de avaliação de desempenho pela via acadêmica (promoção) para todos os profissionais do magistério que adquiram a titulação cabível.
De autoria do vereador Hélio Castelo, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 005/2026, instituindo a Semana da Cidadania nas Escolas do Município de Tauá, com o objetivo de fortalecer valores cívicos, o amor à Pátria, o respeito aos símbolos nacionais, ao patrimônio público e à educação cidadã, a ser realizada preferencialmente na semana da Independência do Brasil ou na semana da Emancipação Política do Município.
Já o vereador Fúlvio Gonçalves obteve apoio unânime no Projeto de Lei Nº 007/2026, de sua autoria, reconhece o Livro “Tauhá, Pátria de Muitas Vidas” como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Município de Tauá.
Também foram votados, Requerimentos e Moções.