Os municípios de Tauá, Fortaleza, Horizonte e Barbalha, receberão Estações da Juventude para capacitar pessoas entre 15 e 29 anos. O Programa é desenvolvido pelo  Governo Federal em parceria com o Governo do Ceará e Prefeituras, para fomentar políticas para jovens, com cursos, esporte e cultura. 

O convênio tem duração de dois anos. O Estação Juventude acontece por meio da Secretaria Nacional de Juventude para, em conjunto com estados e municípios, fortalecer o acesso a tecnologias sociais para a promoção e garantia dos direitos dos jovens.

“Quero agradecer demais ao presidente Lula pelo anúncio de hoje. Muitas vezes os pais dessa juventude não têm o dinheiro para pagar um curso e não vai ser falta de dinheiro que vai impedir que esse jovem se capacite, consiga um emprego e tenha uma vida mais digna. Vamos fazer isso ser possível”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, destacou a importância da adesão em massa do Ceará, Estado com maior número de projetos aprovados no edital. “Essa é uma política de fortalecimento para a nossa juventude. Eu liguei para o Elmano para dizer que viriam quatro projetos para a juventude do Ceará. Perguntei quando poderíamos fazer e ele disse ‘vamos inaugurar para chegar mais rápido para a nossa juventude’. Isso que é compromisso”, disse.

Tauá

Em Tauá, os jovens poderão aproveitar espaço maker e laboratório de tecnologia; também oficinas, cursos, palestras e ações culturais e esportivas.

Demais cidades

No município de Horizonte acontecerão ações como a ampliação de cursos em tecnologia, inglês, cultura e economia criativa; além da realização da Feira Juventude Viva de Inovação e Economia Criativa.

Para Barbalha, a população terá acesso a reativação do CEU das Artes, com a oferta de 54 turmas de cursos e oficinas profissionalizantes; como também a integração com eventos culturais tradicionais do município, como a Festa de Santo Antônio. 

Em Fortaleza, o projeto selecionado é voltado ao fortalecimento da Casa da Juventude (Caju) da Vila Social de Messejana, equipamento do Governo do Ceará de referência para juventudes.

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Site: Governo do Ceará

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA