A Prefeita de Quiterianópolis, Dra. Juliana Abreu mobilizou o Corpo de Bombeiros e uma aeronave do CIOPAER, para combater um grande incêndio na região serrana do município. O trabalho começou na manhã de hoje (28/10).

“Conversei com o comandante geral dos Bombeiros, tenente coronel Cláudio Barreto, que garantiu uma equipe de reforço amanhã [terça-feira (28)], pela manhã, inclusive com solicitação de aeronave para ajudar a conter o fogo. Além disso, o tenente coronel de Tauá, Freitas, também garantiu o suporte amanhã de manhã aqui em Quiterianópolis”, explicou Dra. Juliana. 

Conforme informação de populares, a primeira equipe chegou à região do Sobrado, área do principal foco de incêndio, por volta das 8h. Já a segunda equipe, chegou por volta das 10h. 

A área é de difícil acesso e, por essa razão, a prefeita solicitou o envio de aeronave [helicóptero] ao local e essa possibilidade está sendo avaliada pelas equipes dos bombeiros. O secretário municipal de Gestão e Articulação Política, Lucas Lacerda, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Joel Macedo, estiveram na região, nesta segunda-feira (28). Hoje, Lucas Lacerda e o secretário de Recursos Hídricos, Murilo Janson, estão no local. 

O secretário Lucas adiantou que as máquinas da prefeitura também estão se dirigindo ao local para tentar fazer caminhos de acesso às áreas afetadas pelo incêndio. “O fogo começou na ladeira da Santa Cruz, aí veio sentido Sobrado, já está no cajueiro dos Bezerras, vizinho Cipueiro. Já queimou muita vegetação nativa, cercas e plantação de mandioca”, lamentou o secretário. 

Equipes formadas por homens das comunidades afetadas e proprietários de terras da região também estão mobilizadas e trabalhando na tentativa de controlar o incêndio, porém, já cansados da luta e sufocados com a fumaça. 

Reforço de uma aeronave

O comandante do Corpo de Bombeiros de Tauá, tenente coronel Freitas, a vinda de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para reforçar o trabalho das equipes, na tentativa de controlar um incêndio nas matas, na região serrana de Quiterianópolis, próximo à divisa com Piauí. “A aeronave vem de Fortaleza, acredito que chegue por volta das 15h”, reforçou.   

Repórter Cícero Lacerda

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA