Vinte e uma cidades cearenses receberão novas creches. Construídos com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os equipamentos foram autorizados ontem (16/10) e devem beneficiar 8,4 mil estudantes com a criação de 5,6 mil novas matrículas nos dois turnos e outras 2,8 mil em tempo integral.

No total, serão construídas 30 unidades, sendo dez na Capital e outras 20 distribuídas no Interior do Estado. As obras integram uma nova etapa do PAC Seleções, destinada à área de educação, lançada em fevereiro deste ano. A iniciativa prevê R$ 2,3 bilhões de investimentos em todo o Brasil, sendo R$ 1,83 bilhão apenas para construir creches.

O dinheiro, contudo, também deverá ser utilizado pelo governo para adquirir novos ônibus escolares e garantir o transporte dos estudantes da educação básica. Só no Ceará, serão 213 novos ônibus, no total.

"Com essas 30 creches, serão 108 creches novas no Ceará, autorizadas pelo presidente Lula", contabilizou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na solenidade de assinatura do termo de compromisso de construção das unidades.

"O Brasil é um país profundamente desigual e o governo federal tem batalhado para reduzir essa desigualdade. Ter creches e conseguir construir mais equipamentos de educação gratuitos para a nossa população é um ato extremamente importante", afirmou a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ex-secretária estadual da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

O governador Elmano de Freitas (PT), presente ao ato, ressaltou o diálogo permanente com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro Camilo Santana. "O que está sendo feito aqui é uma ação que está sendo feita em todo o País: a recuperação da educação", afirmou. 

Municípios contemplados

De acordo com o governo, além de Fortaleza, outras 20 cidades do interior do Estado receberão novos centros de educação infantil. Veja a lista completa:

  1. Aracati
  2. Aracoiaba
  3. Aurora
  4. Barbalha
  5. Crateús
  6. Crato
  7. Fortaleza
  8. Guaiúba
  9. Ibiapina
  10. Icapuí
  11. Ipu
  12. Itapajé
  13. Itapipoca
  14. Juazeiro do Norte
  15. Maracanaú
  16. Paracuru
  17. Pedra Branca
  18. Piquet Carneiro
  19. Sobral
  20. Tabuleiro do Norte
  21. Tauá

Site: Diário do Nordeste

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA