A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) promoverá, de forma virtual, debates sobre temas de interesse para os criadores de caprinos e ovinos da região do Sertão dos Inhamuns.

O primeiro deles será às 19h de amanhã(28), uma mesa redonda virtual sobre a adequação da Manta de Carneiro dos Inhamuns (CE) para obtenção do Selo Arte, certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para produtos artesanais de origem animal. O Selo-Arte contempla produtos com requisitos como o uso de técnicas manuais na produção e que tenham características tradicionais, culturais e regionais.

O registro no Selo Arte pode facilitar a comercialização da Manta de Carneiro em maior escala no território nacional, com redução da burocracia para registro e venda. A mesa redonda será transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube (www.youtube.com/embrapa) e discutirá os requisitos para obtenção da certificação, além de questões relacionadas a organização, processamento, inspeção e fiscalização da produção de carne ovina. Os criadores interessados poderão participar encaminhando perguntas e sugestões pelos comentários do chat do canal da Embrapa, durante a transmissão.

Participarão da mesa redonda a pesquisadora da Embrapa, Lisiane Lima; o presidente da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos de Tauá, Vanilson Lima; o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira; Rodrigo Almeida e Beatriz Junqueira, auditores do Mapa; a deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD). A moderação será feita pelo pesquisador Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Controle de verminose

Já na sexta-feira (31), o pesquisador Marcel Teixeira coordenará uma Webinar sobre controle integrado de verminose em caprinos e ovinos na região dos Inhamuns, a partir das 9 horas. Para participar e tirar dúvidas, os interessados podem se inscrever pela plataforma Zoom, por meio do link: bit.ly/verminose-inhamuns.

O controle integrado de verminose recomendado pela Embrapa envolve não somente um uso racional de medicamentos, mas também cuidados com alimentação, instalações, pastagens, seleção de rebanhos, que serão esclarecidos pelo pesquisador durante a Webinar. Mais informações sobre estas recomendações para regiões da Caatinga podem ser obtidas na página do programa Paratec, coordenado pela Embrapa, na Internet: https://www.embrapa.br/paratec-controle-integrado-verminoses/vermes/caprinos-ovinos/caatinga.

O objetivo da Webinar será orientar criadores de caprinos e ovinos para as técnicas de manejo que possam reduzir a incidência da verminose em seus rebanhos e, assim, evitar perdas produtivas e a mortalidade de animais. A Embrapa tem recomendado, nos últimos anos, esse tipo de controle junto a produtores no Sertão dos Inhamuns, uma das principais regiões na produção de caprinos e ovinos do Ceará, com destaque para Tauá, município que concentra, simultaneamente, os maiores rebanhos de caprinos e de ovinos do estado e outros três municípios - Arneiroz, Aiuaba e Parambu - entre as trinta cidades com maiores efetivos de pequenos ruminantes do estado do Ceará.

*Com informações da Embrapa

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA