
A deputada estadual Patrícia Aguiar se reuniu neste sábado (25) com os criadores e representantes da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de Tauá para tratar sobre o transporte de animais até Fortaleza.
Cerca de 2.500 animais são transportados semanalmente de Tauá para Fortaleza para comercialização movimentando cerca de R$ 2 milhões e gerando emprego e renda para o município.
Na próxima semana, a deputada e os representantes da cadeia produtiva se reunirão em Fortaleza para discutir a realização de feira de animais em Fortaleza.
Participaram a reunião o vereador Vony, Márcio, Marcos Marcelino, Dedé e Lailton Loiola.
Deputada Patrícia Aguiar solicita redução de 50% da taxa da Guia de Transporte Animal (GTA)
Na última terça-feira(21), a parlamentar tauaense deu entrada ao requerimento solicitando ao Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), um estudo para reduzir em 50% no valor Guia de Transporte Animal (GTA) durante a pandemia. A proposta será apreciada pelo plenário da Assembleia Legislativa.
A GTA é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da Guia, exceto os cães e gatos, que são isentos da emissão desse documento para transporte.
Nesse período de isolamento social a emissão da GTA tem causado transtorno para os pequenos produtores do Ceará.
“Estamos sendo procurados por pequenos produtores dos Inhamuns que estão sem condição de fazer o transporte. O custo burocrático e financeiro para a emissão da Guia vem travando a procura desse documento fazendo com que pequenos produtores da nossa região se arrisquem no transporte”, justifica a deputada.
Maria Fernandes Teixeira Teixeira Machoshvil
26 jul 2020Boa noite. É lamentável os acontecimentos nesse interior que acontecem aos arredores da cidade de Tauá, até parece terra de ninguém? Boa sorte! Abraço! Maria Teixeira.
Maria Fernandes Teixeira Teixeira Machoshvil
26 jul 2020Boa noite. É lamentável os acontecimentos nesse interior que acontecem aos arredores da cidade de Tauá, até parece terra de ninguém? Boa sorte! Abraço! Maria Teixeira.