Tauá e 23 cidades do Ceará receberam Unidades Odontológicas Móveis do Governo Federal - Foto: Igor Evangelista/MS

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (21/08), 23 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), beneficiando a população de 23 municípios. A ação contou com investimento de mais de R$ 8,7 milhões para fortalecer a política de atenção básica e preventiva em território cearense e faz parte da ação do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.

O governador Elmano de Freitas destacou o impacto da ação para a população cearense, e reforçou a importância da parceria com a União. “As unidades odontológicas móveis do programa Brasil Sorridente fortalecem a política de atenção básica, permitindo que os cearenses possam realizar consultas, exames e procedimentos sem precisar se deslocar para lugares mais distantes. Agradeço ao presidente Lula e ao ministro Alexandre Padilha pelo compromisso com a saúde do nosso povo. Seguimos juntos, Estado e União, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para os cearenses”, pontuou Elmano.

Municípios contemplados

No Ceará, os municípios contemplados foram: Acaraú, Amontada, Barroquinha, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Chorozinho, Crateús, Ibaretama, Independência, Itarema, Itatira, Morada Nova, Ocara, Palmácia, Parambu, Poranga, Quixeramobim, Salitre, Santa Quitéria, Tauá, Tejuçuoca e Tururu. De acordo com a União, os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, com o objetivo de ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O fortalecimento da Atenção Primária à Saúde é essencial, e a assistência odontológica é parte fundamental desse cuidado. A chegada dos novos veículos amplia o acesso aos serviços, garantindo maior cobertura e levando atendimento também às áreas mais remotas e de difícil acesso. Assim, conseguimos oferecer saúde bucal de forma mais equitativa, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar da população”, afirma a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

"A unidade atenderá a população que enfrenta dificuldades de acesso a esse serviço, garantindo a qualidade do atendimento odontológico. Nossos agradecimentos ao presidente Lula e ao ministro Padilha", destacou a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.

Atendimento para que mais precisa

As UOMs têm o objetivo de levar atendimento odontológico a populações que têm dificuldade de acesso a serviço bucal, como pessoas em situação de rua, assentadas, indígenas, quilombolas e quem está nas periferias urbanas ou áreas rurais longínquas. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou o compromisso do Governo Federal em olhar para a necessidade de quem mais precisa.

“É muito fácil você ser governante para fazer uma ponte. Agora é muito difícil você ser governante para fazer aquilo que o povo tem necessidade prática, rápida e muito necessária. E a questão odontológica é uma delas”, ressaltou o presidente. “A gente pensa que a miséria está longe, mas, às vezes, ela está vizinha da gente e a gente não enxerga. Não é todo mundo que mora na cidade que tem dinheiro para pagar um dentista”, complementou.

Foto: João Risi/MS

Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico. Até 2026, o Ministério da Saúde prevê a entrega de mais 400 unidades para reforçar o atendimento em todo o país. A previsão é que a frota seja renovada a cada cinco anos.

Os veículos serão utilizados pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde.

Site: Governo do Ceará

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA