Comerciantes da cidade de Tauá estão alertando a população e as autoridades competentes, sobre um derrame de cédulas de R$ 100,00, manchadas com tinta rosa.
Segundo informações obtidas pelo Blog do Wilrismar, vários estabelecimentos receberam as cédulas manchadas e ao encaminharem os valores para depósitos na rede bancária, somente tomam conhecimento da situação, quando os bancos retém as cédulas, justificando que são oriundas de caixas eletrônicos danificados, violados ou alvos de ataques de criminosos.
A reportagem foi informada que um dos estabelecimentos do centro da cidade recebeu 9 cédulas manchadas
Segundo a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Tauá, até agora nenhum boletim de ocorrência foi registrado sobre o caso.
Banco Central publicou norma em 2011 sobre os casos
Uma circular publicada no dia 1º de junho de 2011 pelo Banco Central, orienta que quando o cliente sacar alguma cédula manchada em um terminal de autoatendimento ou agência bancária, a instituição financeira deverá trocar a nota danificada imediatamente.
"Na hipótese de saque, inclusive em terminais de autoatendimento, em que tenha sido recebida cédula suspeita de ter sido danificada por acionamento de dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá proceder à substituição da cédula suspeita por outra cédula em boas condições de uso, imediatamente após sua apresentação pelo cliente", diz trecho na Circular.
Clique Aqui e veja a publicação completa
Repórter Wilrismar Holanda