
Domingos Neto e Domingos Filho plantaram algodão na Chácara Fazendinha para mostrar a viabilidade da cultura
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Domingos Filho, e o Dep. Federal Domingos Neto, promoveram um Dia de Campo, em Tauá, na manhã de hoje (31/07), para discutir a revitalização do algodão e o avanço da ovinocaprinocultura no Estado do Ceará.
O evento aconteceu na Chácara Fazendinha, de propriedade da família, ao lado de duas áreas de algodão, onde foi montada uma estrutura de tendas para receber dezenas de produtores rurais, prefeitos da Região dos Inhamuns, técnicos de órgãos municipais, estaduais e federais, além de grandes empresários que atuam nos setores envolvidos.
"Queremos arrastar pelo exemplo", disse Domingos Filho ao Blog do Wilrismar, explicando que resolveu fazer a experiência em sua propriedade para mostrar que seguindo as orientações técnicas, aplicando as tecnologias e utilizando as sementes adequadas é possível produzir algodão e ganhar dinheiro.

Para reforçar sua proposta de trazer de volta o "Ouro Branco do Ceará", como era conhecida a cultura do algodão há cerca de 30 a 40 anos atrás, onde Tauá e Região dos Inhamuns, sempre tiveram grandes produções, Domingos Filho convidou o empresário Dr. Raimundo Delfino, Presidente da Santana Textiles, um dos maiores grupos do país, e o Diretor de Negócios do Grupo Vicunha, Dr. Marcel Imaizumi, para expor sobre a cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura.
Os dois empresários garantiram a compra da produção de algodão, ovinos e caprinos da Região, desde que os produtos tenham qualidade e padrão para o mercado nacional e internacional.
Clique Aqui e assista as entrevistas com o Dr. Raimundo Delfino, da Santana Textiles e o Secretário da SDE, Domingos Filho, concedidas à Rádio Difusora dos Inhamuns/Blog do Wilrismar
A reportagem também conversou com o Dr. Marcel Imaizumi, Diretor de Negócios do Grupo Vicunha. Clique Aqui e assista!
Demonstrando muita empolgação com a perspectiva de uma revolução no campo, Domingos Filho disse ainda que tratará com o Governador Elmano de Freitas, sobre a possibilidade do Estado incorporar a revitalização do algodão e o avanço da ovinocaprinocultura, como política de Governo, com o apoio e incentivo aos produtores interessados, como a doação de sementes e outros insumos necessários.
O Deputado Federal Domingos Neto, também ressaltou a importância da volta do cultivo do algodão e a melhoria da qualidade dos rebanhos, como forma de ganhar mercado e melhorar a vida dos produtores dos Inhamuns e demais regiões do Estado. Ele se colocou a disposição para ajudar a viabilizar o apoio necessário por meio de seu mandato parlamentar.
Mais cedo, o Deputado sofreu uma queda de cavalo durante um passeio, fraturou a clavícula e precisou ser levado ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, e após o atendimento, chegou ao evento com o braço imobilizado.

No final do evento, foi apresentada uma colheitadeira de algodão construída pela Empresa Geragri de Tauá, destinada aos pequenos agricultores, devido ao baixo custo do equipamento, em torno de R$ 6 mil reais. A máquina foi desevolvida com o acompanhamento e supervisão do NUTEC.
Participaram do Dia de Campo, os prefeitos, Patrícia Aguiar (Tauá); Dra. Juliana Abreu (Quiterianópolis); Monteiro Filho (Arneiroz); Willian Vieira (Independência); Neto Feitosa (Aiuaba); Eduardo Coelho (Novo Oriente); Deputado Estadual Simão Pedro; ex-deputado Odilon Aguiar, vereadores, secretários, ex-prefeitos Ramilson Moraes (Aiuaba) e Dr. Barreto (Quiterianópolis), técnicos do MAPA, Codesvasf, EMBRAPA, Adagri, Ematerce, NUTEC, AGroTauá, FAEC, Sinrural, Sindicato dos Trabalhadores, produtores rurais e demais segmentos do setor.
Confira algumas imagens



Clique Aqui e assista a cobertura completa e entrevistas com autoridades presentes ao evento
Repórter Wilrismar Holanda
Imagens: Sheldon Gomes