Agência do INSS de Tauá deverá receber 3 peritos - Foto: Wilrismar Holanda

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta quinta-feira (24/07), a Portaria nº 5.990/2025, que autoriza a nomeação de 250 pessoas aprovadas em concurso público para o cargo de Perito Médico Federal no Ministério da Previdência Social (MPS). A nomeação visa fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e garantir maior eficiência na análise de benefícios e perícias médicas.

A carreira de Perito Médico Federal exige formação de nível superior e desempenha papel essencial no reconhecimento de direitos previdenciários e na concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O concurso público para provimento de cargos de perito médico federal foi realizado em fevereiro, contemplando 250 vagas e formação de cadastro reserva. As vagas iniciais priorizam a região Nordeste, que conta com o maior número de vagas: 159. Em seguida, vem a região Norte, com 42 vagas. No Sudeste são 19 vagas, no Centro-Oeste, 22 e no Sul, 8. A distribuição, por estado, foi feita de acordo com a demanda, considerando o tempo médio de espera por uma perícia médica.

Os candidatos aprovados puderam escolher a ordem de preferência dos locais onde gostariam de ser lotados. A convocação levará em conta a classificação do candidato no concurso.

Agência do INSS de Tauá deverá receber 3 peritos

Agências do INSS em Tauá, Crateús e 38 cidades do Estado do Ceará receberão novos peritos médicos aprovados no concurso público realizado pelo órgão. 

De acordo com o INSS, a agência de Tauá terá 3 peritos, solucionando de vez um problema que vinha se arrastando há vários anos, obrigando os segurados a se deslocarem para outros centros urbanos para terem acesso a esse tipo de atendimento.

A distribuição de vagas por estado foi feita de acordo com a demanda, considerando o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização estratégica para a realização dos atendimentos. A previsão é de que, até 15 de agosto, todos os aprovados estejam em exercício nas Agências da Previdência Social (APS), após passarem por um período de treinamento.

Além das 250 vagas preenchidas neste primeiro momento, o governo federal deve autorizar nos próximos dias a nomeação de mais 250 nomes do cadastro reserva, somando 500 peritos médicos. Quase 14 mil candidatos participaram do concurso, realizado no dia 16 de fevereiro pelo Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.

Confira abaixo a distribuição das vagas nos municípios do Ceará:

Quantidade de Novos Peritos por Município
UF Estados Atendidos Municípios Atendidos Quantidade de Novos Peritos
CE Ceará Aquiraz 1
CE Ceará Aracati 2
CE Ceará Barbalha 1
CE Ceará Camocim 3
CE Ceará Canindé 2
CE Ceará Caucaia 3
CE Ceará Crateús 2
CE Ceará Iguatu 2
CE Ceará Itapajé 2
CE Ceará Itapipoca 2
CE Ceará Jaguaribe 2
CE Ceará Lavras da Mangabeira 2
CE Ceará Limoeiro do Norte 2
CE Ceará Quixeramobim 3
CE Ceará Redenção 2
CE Ceará Russas 2
CE Ceará Santa Quitéria 2
CE Ceará Senador Pompeu 1
CE Ceará Tauá 3
CE Ceará Tianguá 1

 

Repórter Wilrismar Holanda

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA