Marlos Costa assume a Presidência da ENBPar, em Brasília

O Superintendente da Codevasf no Ceará, Marlos Costa, deixou o cargo e assumiu a Presidência da ENBPar, durante solenidade realizada ontem (22/07), em Brasília.

Marlos possui vasta experiência administrativa em órgãos federais e estaduais, com passagens pelo comando da Funasa no Estado do Ceará, pelo período de 3 anos, e jhá 2 anos, encarou o desafio de implantar a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), no Ceará, atuando no apoio aos municípios nos mais diversos setores, dentre outros cargos.

Bacharel em Administração, com especialidades em políticas de saneamento e gestão de cidades, ele presidirá a ENBPar, sediada em Brasília.

Sobre a ENBPar

A ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Foi criada pela lei nº 14.182, de 2021, e constituída em 2022, com o objetivo de manter sob o controle da União a operação de usinas nucleares e outras funções atribuídas à Eletrobras antes de sua privatização.

A ENBPar tem sob seu controle a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que atua no “ciclo do combustível nuclear”, que inclui a mineração, o beneficiamento, o enriquecimento do urânio e a fabricação do combustível que abastece as usinas da Eletronuclear. A ENBPar divide o controle de Itaipu Binacional com a autarquia paraguaia ANDE (Administração Nacional De Eletricidade).

Ainda sob responsabilidade da ENBPar estão a gestão de políticas públicas como o Programa Luz para Todos, de universalização da oferta de energia elétrica, os contratos do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e as ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A empresa também é responsável pela gestão de bens da União anteriormente sob administração da Eletrobras (BUSA) e por contratos do Fundo Reserva Global de Reversão (RGR), assinados antes de 17 de novembro de 2016 (reversão, encampação, expansão e melhoria dos serviços públicos de energia elétrica).

A ENBPar tem como principais fontes de receita as geradoras de energia Itaipu e Eletronuclear, sem depender de recursos do Tesouro Nacional. A empresa investe em energia limpa, sem emissão de carbono, e promove projetos de desenvolvimento econômico-social combinados com responsabilidade ambiental.

Repórter Wilrismar Holanda

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA