Falta de chuva provocou grande perda nas lavouras de Tauá - Foto: Wilrismar Holanda

A Prefeitura de Tauá está realizando os levantamentos sobre a produção e perda da safra agrícola do ano de 2025.

O trabalho está sendo realizado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município, que está visitando as lavouras em todos os distritos. 

O Coordenador do Garantia Safra no Município de Tauá, Francisco Veríssimo, informou ao Blog do Wilrismar, que serão realizadas 75 visitas para o preenchimento dos laudos, a serem encaminhados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que avaliará se os agricultores terão ou não direito ao Garantia-Safra 2024-2025.

Os laudos são preenchidos a partir das informações repassadas pelos agricultores por ocasião das visitas feitas às localidades do Município. Quem determina a área a ser visitada é o MDA, por meio de coordenadas de GPS. Esses dados e outros indicadores serão avaliados pelo Ministério para determinar se haverá ou não a liberação do pagamento do benefício.

O trabalho já foi concluído no Distrito de Trici e até o final de junho, todos os laudos serão encaminhados para Brasília.

Os levantamentos preliminares feitos pela Secretaria, sindicatos e associações, apontam para uma perda de safra bem acima dos 50% no município.

"A chuva faltou na hora que as plantações mais precisavam", disse um agricultor do Distrito do Carrapateiras, ao lamentar a perda das lavouras de milho e feijão.

Chuvas abaixo da média histórica no município de Tauá

No início de junho, a Funceme divulgou o relatório sobre a situação da quadra chuvosa do ano de 2025. Segundo os dados, o município de Tauá ficou 3% abaixo da média histórica, que é de 398.8mm. As precipitações mediram 387mm, no período de fevereiro a maio.

Maiores açudes no volume morto

O Várzea do Boi, com capacidade para 52 milhões de m³, e o Favelas, com 30,1 milhões m³ de volume total, os dois maiores reservatórios do município de Tauá, estão no volume morto, segundo dados fornecidos pelo Núcleo Regional do DNOCS, sediado em Tauá.

Repórter Wilrismar Holanda

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA