Imagem de acidente no entroncamento da BR-020 com Av. Cel. Vicente Alexandrino, em Tauá - Foto: Wilrismar Holanda
Um relatório apresentado pelo DNIT/CE, alegando um baixo índice de acidentes para não instalar redutor de velocidade no trecho urbano da BR-020, na cidade de Tauá, causou surpresa à população.
O documento foi enviado à Câmara Municipal em resposta a uma solicitação feita pelo Vice-presidente, vereador Hélio Castelo. O parlamentar disse ao Blog do Wilrismar, que antes de protolocar o pedido em uma sessão ordinária do legislativo, esteve pessoalmente na sede do DNIT em Fortaleza, onde foi orientado a apresentar o pleito pelos meios oficiais. O vereador solicitou que fosse implantado uma lombada eletrônica no KM 82 da rodovia federal.
Relatório do DNIT
O parecer técnico encaminhado pelo DNIT, concluiu que "considerando a análise de criticidade por acidente (Baixa), e a análise de criticidade por fator de Risco (Muito Baixa) indicou o resultado INVIÁVEL para implantação do equipamento".
O vereador Hélio Castelo considerou absurda a conclusão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte a respeito da reivindicação feita. "É inadmissível que um parecer com tamanha incoerência seja levado adiante sem ouvir quem conhece a realidade local", afirmou.
DNIT removeu todas as lombadas de Tauá em 2019
No ano de 2019, o DNIT removeu todas as lombadas eletrônicas que haviam sido instaladas na BR-020, na cidade de Tauá e localidades das Vilas, Joaquim Moreira, Castelo, Cachoeirinha do Pai Senhor e Bom Jesus, na zona rural do município.
Em todos esses locais já ocorreram diversos acidentes, vários deles com vítimas fatais.
Repórter Wilrismar Holanda