Delegacia de Polícia Civil de Tauá foi reestruturada - Foto: Wilrismar Holanda
A reestruturação das forças de segurança do Ceará promove mudanças na Polícia Civil do município de Tauá e outras unidades do Estado. No último dia 31 de março, o Governador Elmano de Freitas, assinou sete decretos regulamentando as mudanças, com o objetivo de descentralizar, otimizar e intensificar a área de segurança pública em todo o território cearense.
Com as alterações, a 14ª Delegacia Regional sediada em Tauá, deixa de existir e passa a ser denominada de Delegacia de Tauá, que ficará responsável por todos os procedimentos policiais (BO, TCO e inquéritos).
Fica criada a 5ª Seccional Sul, unidade administrativa que abrange toda a AIS-22, passando a incluir as Delegacias dos municípios de Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Catarina, Mombaça, Piquet Carneiro, Quiterianópolis e Parambu.
A estrutura terá ainda, uma Seção de Inteligência e uma Seção Operacional.
A Delegacia de Tauá informou que "essa mudança visa otimizar o atendimento, aproximar ainda mais a Polícia Civil da comunidade e garantir rapidez e eficiência na tramitação dos processos".
Situação dos Delegados
O Delegado Dr. Danilo Távora assumirá a função de Delegado Seccional, sendo o responsável administrativo por toda a Regional dos Inhamuns. Já o Delegado Dr. Adriano Queiroz será o titular da Delegacia de Tauá, com responsabilidade direta pelos inquéritos policiais do município e o Delegado Dr. Gisleian Lima será titular da Delegacia de Parambu, respondendo pelos inquéritos do município. Também se junta à equipe, o Delegado de Mombaça, Dr. Françuar.
Outras regiões
Para a SSPDS será criada uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá, além da chegada de novos núcleos em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Campos Sales e Brejo Santo.
Com a reestruturação, a Polícia Civil passará a contar com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Também serão criadas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência.
Repórter Wilrismar Holanda
*Com informações da SSPDS