O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta terça-feira (15), um novo concurso para a Polícia Civil do Estado. Serão ofertadas 500 vagas para o cargo de investigador oficial. Os detalhes do certame serão divulgados em edital no Diário Oficial ainda nesta terça.
As vagas são para candidatos de nível superior. O salário inicial é de R$ 6.732,71.
"Nós não temos mais o cargo de inspetor e de escrivão. Nós unificamos e temos, agora, o cargo de investigador oficial da Polícia Civil. São 500 vagas. Nós queremos, se possível, chamar ainda mais, isso vai depender da nossa realidade orçamentária e financeira", disse o governador em transmissão ao vivo no Instagram.
As inscrições terão início no próximo 2 de maio e seguirão até o dia 16 do mesmo mês, no site da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), responsável pelo certame.
De acordo com o diretor da Aesp-CE, Leonardo Barreto, o concurso terá quatro fases: a primeira consiste em provas objetivas e subjetivas, enquanto que a segunda é um teste físico, a terceira, uma avaliação psicológica, e, a quarta, uma investigação social.
Por fim, os aprovados devem passar por um curso de formação de duração de quatro meses e 728 horas/aula.
Os 500 novos policiais simbolizam " um importante investimento nas forças de segurança pública", pontuou Barreto.
Também estão em andamento outros dois concursos para as forças de segurança do Ceará, sendo um para delegado da Polícia Civil e outro para soldado da Polícia Militar.
Na transmissão ao vivo, Elmano adiantou ainda que o Governo também fará um concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado. No entanto, ainda não deu detalhes sobre vagas, remuneração e data das inscrições.
Site: Diário do Nordeste