Um garoto tauaense de 12 anos de idade, participará da Bienal do Livro do Estado do Ceará, como escritor e desenhista, com várias obras realizadas. O evento acontecerá no período de 04 a 13 de abril, na Associação Cearense de Escritores.

Nascido em Tauá, João Sasaque reside em Fortaleza desde os 3 anos de idade, a mãe dele, a sra. Ana Paula, entrou em contato com o Blog do Wilrismar, e contou que seu filho "tem uma história de superação muito linda". Ele aprendeu a ler com 3 anos de idade e sempre foi uma criança com hiperfoco em desenhos e leitura de histórias. Aos 6 anos, foi diagnosticado com autismo e dificuldades na coordenação motora, mas isso não o impediu de mostrar seu talento na criação de histórias, quadrinhos e desenhos animados.

Apesar de sua dificuldade motora, João aprendeu a tocar violino e atualmente integra uma das maiores orquestras do mundo. Mesmo sendo autista, já palestrou para muitas crianças, mostrando que a leitura e os desenhos podem ajudá-las a conquistar o mundo. Além de escritor, cartunista e palestrante, João também é empreendedor. Ele vende produtos que fabrica com a mãe, baseados nos personagens de seu livro, e pretende usar o dinheiro arrecadado para realizar seu sonho de publicar uma de suas histórias.

João criou uma tirinha baseada em suas viagens de férias a casa de seus familiares em Tauá.

Confira abaixo um release enviado pela sra. Ana Paula, mãe de João.

"O nome da tirinha é férias de dezembro na casa da vovó, onde ele narra os acontecimentos familiares e cada personagem tem suas características baseados em seus familiares.

Sua segunda criação é livro "O dia que Fernando teve azar", que conta a história de um garoto de 11 anos chamado Fernando, que é autista. Ele frequentemente entra em conflitos com os valentões da escola, mas vai elaborar um grande plano que promete torná-lo famoso entre os colegas. Sua mãe se chama Alice, e seu pai, Marcos (OBS: o pai de Fernando é um mistério que será desvendado em breve). Fernando tem dois irmãos; o mais novo se chama Mike, o mais mimado da história. Ele Também tem a irmã mais velha que se chama Sophie. Fernando e ela brigam o dia inteiro!

Fernando tem dois melhores amigos que se chamam Simon e Robert. Simon é seu melhor amigo, conhecido desde o jardim de infância. Tudo isso aconteceu quando ele estava dormindo na sala, e Fernando bateu nele com a lancheira... Desde então, se tornaram os melhores amigos. Já o Robert conheceu Fernando no quinto ano, quando os dois pregaram peça no professor de Geografia que como consequência ficaram de castigo por duas semanas juntos. Ah! O Fernando tem uma namorada chamada Rebeca, 10 anos, e seu sonho é ser artista. 

Fernando tem uma gata chamada Sol, ela tem dois meses, e ele a ganhou no Natal e foi super incrível. Eu quero que as pessoas leiam uma história que eu mesmo criei e desenhei, e com essa história o público aprenda o quanto um menino autista passa por dificuldades e ao mesmo tempo pode superá-las.

Com este livro, quero mostrar que uma criança autista é carinhosa, ama fazer amigos e se importa em fazer parte de um meio social e familiar. este em especial se destaca por retratar de forma vívida como um menino autista se importa e reflete sobre diversos aspectos, especialmente em relação ao ambiente familiar e escolar. Fernando é uma personagem que reflete uma mescla entre minha própria personalidade e modo de ser, o que o torna autista.

Bienal do Livro

João, com seu talento, estará expondo uma de suas obras, Férias de Dezembro na Casa da Vovó, na Bienal do Livro do Ceará, em Fortaleza. Ele participará do evento junto a outros escritores mirins. A bienal acontecerá de 4 a 13 de abril, e João estará presente no estande da editora IMEPH.

Apesar de ainda não ter nenhum livro publicado oficialmente, João se destaca com sua primeira obra exposta pela editora IMEPH, Férias de Dezembro na Casa da Vovó, que narra suas férias em família em Tauá. Ele compartilha as vivências e os acontecimentos que marcam o mês de férias, com muito carinho e autenticidade.

Além disso, João estará presente na roda de conversa, no dia 05/04, às 11h, no Estande 99 da Associação Cearense de Escritores. Durante o encontro, ele compartilhará suas trajetórias, desafios e conquistas no mundo da literatura ao lado de outros escritores como Davi Moura, Stella Torelli e Taís Assis. A mediação ficará por conta de Meire Moura.

Atualmente, João está em processo editorial de seu livro, "O Dia Que Fernando Teve Azar" e, em breve, terá sua segunda obra publicada".