O Governador Elmano de Freitas autorizou na manhã de hoje (02/04), a construção de uma Escola Profissionalizante de Tempo Integral no município de Quiterianópolis, durante solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças de autoridades, profissionais da educação e estudantes.
A Prefeita Dra. Juliana Abreu acompanhada do Vice-prefeito Manoel Vieira e comitiva do Município, estiveram presentes e participaram da assinatura da Ordem de Serviço, ao lado da Coordenadora da Crede 15, profª Jeane Noronha e equipe educacional.
Por meio das redes sociais, a Prefeita confirmou que além da Escola Profissional também será construída uma Escola Quilombola na comunidade de Croatá, na zona rural do município.
"Estamos muito felizes com essa grande conquista! Esse é um passo decisivo para transformar a educação, impulsionar o desenvolvimento e construir um futuro melhor para nossa gente! Com trabalho e compromisso, Quiterianópolis segue avançando" comemorou Dra. Juliana.
“Vamos garantir que todos os jovens cearenses estudem em escola de tempo integral. Não estamos falando de prédio, mas falamos de mudar a vida das pessoas”, afirmou o Governador.
Investimento de quase R$ 447 milhões
O Governo do Ceará vai investir R$ 446,81 milhões na construção dessas 39 unidades da rede estadual que serão implantadas em 37 municípios. Os recursos são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Ao todo, serão 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e seis Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). “Nós temos evidências de que o nosso aluno quando estuda na escola de tempo integral melhora o rendimento escolar, melhora a aprendizagem. Estamos muito animados de que isso representará uma grande mudança no padrão da qualidade da educação pública do Ceará”, acrescentou o governador, citando estudos do Banco Mundial sobre a formação de capital humano.
O Ceará tem a terceira melhor rede pública do Brasil no Ensino Médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Atualmente, mais de 75% da rede estadual funciona em jornada ampliada, com 513 escolas e 175.366 jovens cearenses estudando nessa modalidade de ensino.
Repórter Wilrismar Holanda