Membros da Comissão de Regularização do Perímetro Irrigado Várzea do Boi e da COVAB, situadas no município de Tauá, se reuniram com a direção do DNOCS, em Fortaleza, para tratar da emissão dos títulos de posse dos colonos, que vem se arrastando há vários anos.
O encontro foi articulado pelo ex-vice-governador Domingos Filho junto ao Diretor Geral do órgão, Fernando Leão, com o objetivo de agilizar o processo de regularização e emancipação do PIVB, tendo em vista que todos os irrigantes já pagaram seus lotes ao DNOCS e até agora receberam apenas o contrato de compra e venda.
Artu Fernandes que integra a Comissão disse ao Blog do Wilrismar que desde o ano de 2019, o processo encontra-se na Procuradoria do DNOCS. "Após o relato feito pelos representantes dos colonos, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho formado pela Comissão da COVAB e técnicos do DNOCS, para dar prosseguimento a operação, que ainda vai depender de algumas etapas, até que finalmente os títulos de posse sejam entregues aos proprietários ou herdeiros", acrescentou.
Os colonos do Perímetro Irrigado Várzea do Boi estão impossibilitados de continuarem suas atividades porque o reservatório está seco e a estrutura de canais totalmente deteriorada inviabilizando completamente a irrigação das áreas. Atualmente, os donos exploram outras atividades como meio de geração de renda para a sobrevivência de suas famílias.
Já o ex-vice-governador Domingos Filho afirmou à reportagem que juntamente com o Dep. Federal Domingos Netoatuará para que o processo seja concluído o mais breve possível e que seja efetivamente garantida a posse das áreas do PIVB aos legítimos donos.
Da reunião na sede do DNOCS, em Fortaleza, participaram ainda, o presidente da COVAB (Cooperativa dos Irrigantes do Várzea do Boi), Antônio Batista da Silva, os colonos, José Paulo de Moura e Luiz Solé Cavalcante, além do Coordenador do Núcleo do DNOCS em Tauá, Antônio Lins.
Antes dessa reunião, a Comissão de Regularização e a COVAB debateram o problema em sessão ordinária da Câmara Municipal de Tauá, que também se colocou a disposição para ajudar a resolver a questão.