Após alguns anos fora da lista dos municípios pré-classificados para o Selo Verde, Tauá voltou a integrar a lista dos 25 certificados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, devido as políticas públicas implantadas pela gestão municipal, em menos de dois anos implantando programas e atividades que visam a promoção do desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. 

A relação foi divulgada hoje (08), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Os municípios foram pré-classificados na 14ª Edição/2022 do Programa Selo Município Verde.

MUNICÍPIOS PRÉ-CLASSIFICADOS SELO MUNICÍPIO VERDE14ª EDIÇÃO / 2022

 

Os 25 municípios foram avaliados  pela Comissão Técnica do Programa a partir da documentação comprobatória enviada à SEMA pelos seus  respectivos Coordenadores  Municipais do Selo Município Verde, atendendo ao Formulário de Avaliação, que em sua 14ª Edição possui 3 Eixos Temáticos (14 Indicadores), a saber:

Eixo 1. Política Municipal de Meio Ambiente;

Eixo 2. Saneamento Ambiental e Saúde Pública; 

Eixo 3. Biodiversidade e Mudanças Climáticas.

Avaliação e visitas

Após a avaliação documental, os municípios que atingiram a nota de corte – igual ou maior que 50 pontos – do ISA, e de acordo com a pontuação alcançada, foram pré-classificados conforme as categorias (AB e C), conforme a planilha. Estes municípios, de acordo com o Cronograma de Execução do programa,foram submetidos à visita “in loco” de técnicos da SEMA e de representantes da Comissão Técnica para averiguação das informações, após a qual terão uma classificação final e reenquadrados em uma das três Categorias, segundo o ISA:  >  90  <  100  = A; >  70  <  90  = B; >  50  <  70  = C.

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei nº 13.304/03, alterada pela Lei nº 16.128/2016, e regulamentado pelos Decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03. O objetivo do Programa é incentivar as municipalidades a implementarem políticas ambientais necessárias a proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, dentro de um padrão de qualidade ambiental.

Site: Secretaria do Meio Ambiente/Governo do Ceará 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA