A Secretaria Nacional de Defesa Civil vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Rural reconheceu o Decreto de Situação de Emergência no Município de Tauá. A medida foi adotada pela prefeita Patrícia Aguiar e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 13 de abril.

Tauá atravessa períodos consecutivos de estiagem e o decreto vem sendo prorrogado desde abril de 2021. Entre os indicadores apontados como emergenciais estão, os níveis dos principais reservatórios públicos, que se apresentam baixos, segundo o relatório da COGERH; o açude Várzea do Boi, que está com apenas 1,85% da sua capacidade, o açude Favelas, com 5,28% do seu volume, o açude Forquilha II, está no volume morto, além da barragem do Trici, que está com 26,46% da sua capacidade (dados referentes a data da publicação do Decreto, em 13.04.2022).

A situação de emergência reconhecida pelo MDR se estenderá até o dia 14 de outubro, e após esse período, deverá ser prorrogada mais uma vez pela gestão municipal.

Atualmente, o Exército e a Comdec estão realizando o credenciamento dos pipeiros para a retomada da Operação Carro Pipa prevista para o início do mês de junho, com água sendo transportada do Estado do Piauí. 

Clique Aqui e veja o Decreto Municipal 

Veja a Portaria do MDR em link anexo abaixo

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA