Tauá conquistou 4 cursos de Especializações e 1 de Licenciatura no Polo da Universidade Aberta do Brasil implantado no Município. Segundo o Coordenador do Polo de Tauá, Alexciano de Sousa Martins, os cursos serão ofertados por meio de parcerias com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

São eles:

- Licenciatura em Matemática, 35 vagas, do IFCE (Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte, com 2 turmas, uma em 2022 e uma em 2023,

- Especialização em Tecnologias Educacionais, 35 vagas, (do IFCE Fortaleza);

- Especialização Ciência é 10, 35 vagas, iniciação cientifica na Educação Básica, da UECE (Universidade Estadual do Ceará);

- Especialização em Informática Educativa, 35 vagas, da UFC (Universidade Federal do Ceará);

- Especialização em Teorias, Metodologias e Investigação para Educação Matemática, 35 vagas, da UFC (Universidade Federal do Ceará).

Vagas

Ao todo serão 210 vagas de graduação e pós-graduação, com cursos totalmente gratuitos oferecidos para a população, com previsão dos primeiros editais de seleção ainda no primeiro semestre de 2022 e turmas iniciando no segundo semestre.

O secretário da Educação João Álcimo, comemora a conquista, e explica que o ingresso nos cursos se dará por meio de seleção totalmente pela internet, o candidato faz a inscrição e no caso da graduação/licenciatura é usada a Nota do Enem, já nos casos das especializações a seleção também é pela internet e ocorre por meio de uma tabela de pontuação na qual o candidato apresenta documentos (certificados, declarações e outros), que são avaliados e pontuados provendo a classificação dos candidatos as vagas.

Convênios com Universidades

Ainda em 2021, a prefeita Patrícia Aguiar delegou ao professor Alexciano Martins, a coordenação do polo e proveu todo o apoio para a revitalização do Polo UAB, celebrou novos convênios com as universidades, reformou a escola que abriga o polo, contratando link de internet/equipamentos e fez as tratativas de regularização, para que Tauá pudesse concorrer aos próximos editais de cursos.

Em 2022, a CAPES (Fundação Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que coordena nacionalmente o programa UAB, divulgou o Edital 9, que possibilitava novas articulações com universidades para ofertas de cursos, em duas fases, sendo a fase 1, voltada para cursos da área Educacional e a fase 2, ainda em curso, destinado a formação de servidores públicos e desenvolvimento regional. 

O Polo de Educação a Distância, gerido pela Secretaria Municipal da Educação, está integrado ao programa do Governo Federal Universidade Aberta do Brasil (UAB) e realiza convênios com as principais instituições de ensino superior do Ceará, garantindo a expansão e diversificação das ofertas de cursos de nível superior.

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA