Durante live nas redes sociais no início da tarde de hoje(11), o governador Camilo Santana fez um balanço do Programa CNH Popular no atual estágio, indicando que nova etapa da iniciativa deve ser lançada em março.

O governador recebeu do superintendente do Detran-CE, Max Quintino, um balanço para avaliar o andamento do programa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular no Ceará. Dos 184 municípios, 73 já foram contemplados, seguindo o critério de dar prioridade às cidades que já possuem municipalização do trânsito. “Na segunda quinzena (de janeiro) vamos retomar o processo das carteiras em Fortaleza, que terá disponível 5 mil vagas, e daí começamos, numa segunda fase, as cidades que já estão iniciando a municipalização do trânsito”, informou Max Quintino.

E o governador complementou: “Todos os municípios serão contemplados com um total de 25 mil carteiras gratuitas, sempre com um número proporcional a cada localidade. E até março deveremos lançar um novo programa para a CNH Popular, válido para 2022/23”.

Camilo Santana também apontou possíveis novidades a quem prestou concurso para o órgão. “Há uma possibilidade enorme também de se convocar uma nova turma do concurso do Detran, do cadastro de reserva, mas estamos avaliando e vamos aguardar”.

Covid-19

Durante a prestação de contas semanal, o governador também destacou o combate à Covid-19. Entre as atualizações, a previsão de início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos na próxima semana, a ampliação dos centros de testagem e ampliação de leitos.

“No dia 14 deverão chegar as primeiras doses de vacina pediátrica contra Covid-19, as doses indicadas para as crianças. Eu já cadastrei meus dois filhos que estão nessa faixa etária, o Pedro, de 11, e a Luiza, de 9 anos. Faça o cadastro também, no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/, sem a necessidade de um atestado médico”, incentivou. Para o sucesso da campanha de imunização e combate à pandemia, é importante a adesão de todos.

Estradas

Muitos internautas fizeram perguntas sobre as obras de estradas espalhadas pelo Ceará. De pronto, o governador, de posse de informações da Superintendência de Obras Públicas (SOP), deu retorno sobre o andamento de muitas obras, não apenas de estradas, além da informação do que está em licitação. Camilo Santana reiterou que, a quem queira fazer alguma reclamação sobre as estradas, dar sugestão ou elogio, o whatsapp da SOP é o (85) 98404-9800.

Sobre a duplicação da CE-085 entre Itarema e Acaraú, afirmou que está praticamente pronta. A nova rodovia representa um desvio para que não seja necessário passar por dentro da cidade de Acaraú. A SOP prevê a entrega para o fim de fevereiro, dependendo apenas das últimas desapropriações a serem concluídas.

Pelo Pacote de Recuperação Funcional das Estradas, estão com pavimento pronto trechos como: CE-040 – Praia do Canto Verde-Beberibe; Praia do Uruaú-Praia da Barra; Praia do Uruaú-Beberibe; Prainha-Aquiraz; BR-020-Tucunduba; Capistrano-Caio Prado-Itapiúna; Aracoiaba-Capistrano; Choró-Quixadá; Torrões-Almofala; Paracuru, entre a CE-085 e a CE-426; Palhano-Pedras; Alto Santo-Potiretama; Tabuleiro do Norte-Peixe Gordo; Morada Nova, entre as CEs 371 e 138; Canafístula-Quixeramobim; Canafístula-Madalena; Quixeramobim-Bonfim; Barbalha-Jardim; Aiuaba-Antonina do Norte; Acopiara-Iguatu; Iguatu-Várzea Alegre; Parazinho-Granja; Barroquinha-Chaval; Feitosa-Tataíra; Dom Quintino-Crato; Arneiroz-Aiuaba; e Aiuaba-Antonia do Norte.

A pavimentação da ligação entre Croatá e Carnaubal está sob estudo de viabilidade.

O governador respondeu ao internauta Rinaldo Pereira sobre a ampliação de estradas do Ceará que fazem divisa com outros estados, mencionando a implantação de Barro-Cuncas- Divisa com a Paraíba. “Depois de interligar os municípios com as estradas, uma das metas é ligar o Estado até às divisas dos outros estados, como fizemos Ererê com a divisa do Rio Grande do Norte, Pereiro com Rio Grande do Norte, Potiretama com Rio Grande do Norte, Salitre com o Piauí, Chaval com Piauí, Jardim com a divisa de Pernambuco. Enfim, fazer as ligações e garantir a qualidade nas nossas estradas.”

Fundeb, Ematerce e Mais Infância

Perguntado sobre o valor do rateio do Fundeb, Camilo explicou que o valor é variável para cada servidor, calculado de forma proporcional à carga horária de trabalho, ao número de meses trabalhados e à remuneração recebida nos meses trabalhados no ano letivo de 2021. “Serão mais de R$ 136 milhões, e já estará na conta no dia 15 de janeiro. Será repartido aos mais de 30 mil servidores de Educação, do setor administrativo aos professores”, explicou. Sobre a Ematerce, o governador relembrou que, no primeiro dia útil do ano, todos os aprovados foram convocados, via Diário Oficial do Estado, com prazo de 30 dias para apresentação.

Sobre o cartão Mais Infância, dúvida de Diana Rodrigues, Camilo respondeu. “O benefício do cartão Mais Infância continua. São 149.996 mãezinhas recebendo, e em breve quero ampliar essa transferência de renda, para mães com crianças de 0 a 6 anos.”

Site: Governo do Estado

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA