A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, e o deputado federal Domingos Neto se reuniram nesta sexta-feira (23) com o diretor da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, e o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso. Na pauta do encontro, a formação de parcerias para o fortalecimento contínuo da governança municipal. “Temos que pensar no pós-pandemia e isso inclui a capacitação de mão-de-obra e a elaboração de um programa que pense uma gestão integrada e que tenha uma ação continuada e permanente”, destacou a Prefeita. 

O diretor da Fiocruz, Carlile Lavor, ressaltou que é preciso repensar o papel dos agentes de saúde, que já foi inovador, mas que hoje é necessário ir além para que a população seja atendida com mais qualidade e eficiência. “Esse é um desafio, mas a capacitação trará melhorias para a atenção básica à saúde”, explicou.

Para Jurandi Frutuoso, do Conass, o momento pós-pandêmico exigirá ações do Poder Público, sobretudo na área da saúde. “Devido à Covid, milhões de brasileiros deixaram de fazer tratamentos médicos, cirurgias e exames. É necessário pensar e agir para o pós-pandemia”, alertou. 

O deputado federal Domingos Neto destinou R$ 25 milhões em emendas para a Fiocruz Eusébio. Com esses recursos, a instituição adquiriu equipamentos de ponta, como o espectômetro de massa (único do Nordeste) e do aparelho, único do Brasil, que determina a composição da proteína para uso laboratoriais. 
 

A parceria com entre a Prefeitura de Tauá e a Fiocruz já rendeu resultados: a capacitação dos profissionais de saúde e a celeridade dos testes da Covid.

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA