Aiuaba integra um grupo de 42 municípios brasileiros incluídos no Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, desenvolvido por meio de parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia. Foram selecionados 4 municípios, mas todos os demais classificados na segunda etapa foram convidados a participarem do projeto.

O InovaJuntos visa fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

Desenvolvimento Econômico e Inovação

O município de Aiuaba vinculou-se ao Cluster Temático "Desenvolvimento Ecônomico e Inovação", divulgando o Projeto de Universalização da oferta de água nas comunidades rurais. Os encontros e entrevistas são realizados por meio virtual às quintas-feiras e o Prefeito Ramilson Moraes com sua equipe técnica, já apresentou o projeto que está sendo executado no Município. 

Nas entrevistas, que ocorrem por meio da plataforma Zoom, as equipes conhecem mais das práticas inscritas no processo e identificam as potenciais inovações a serem compartilhadas e recebidas pelas entidades e os Municípios portugueses e brasileiros selecionados.

"Quando e todos estiverem vacinados contra a Covid, haverá o intercâmbio e a troca de experiências entre os municípios do Brasil e de Portugal que participam do projeto", disse o gestor de Aiuaba, ressaltando a importância dessa troca de experiências, que pode contribuir muito na busca de soluções de problemas comuns aos municípios brasileiros e portugueses.

Grupos temáticos

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, os municípios participantes e selecionados foram alocados em 4 grupos temáticos, que são os clusters do projeto: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.

Além de Aiuaba, no Estado do Ceará também participam do InovaJuntos, os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Redenção.

Repórteres: Wilrismar Holanda/Kelson Mota

*Com informações da Confederação Nacional dos Municípios

 

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA