A água que vem sendo distribuída pela Operação Carro Pipa no município de Tauá apresenta o dobro do teor de salinidade suportado pela população atendida. A conclusão é de um laudo feito pelo NUTEC, órgão do Governo do Estado do Ceará, encomendado pela Prefeita Patrícia Aguiar, após receber queixas de habitantes da zona rural do município.

O pedido feito para examinar a água captada do poço Mogno, situado na localidade de Pé Queimado, no município de Aiuaba, foi tomada pela Prefeita, ao sair de uma audiência no Comando da 10ª Região Militar, em Fortaleza, na última segunda-feira(25), quando o assunto foi tratado com a coordenação da Operação Pipa, que informou ser a água apta para o consumo humano.

Resultado do exame

O resultado feito pelo NUTEC e divulgado na tarde de hoje(01), apresentou um elevado teor de salinidade, equivalente ao dobro do parâmetro de referência aceitável.

A Prefeita de Tauá está em Brasília e nesta terça-feira(02), acompanhada do Dep. Federal Domingos Neto, irá à Secretaria Nacional de Defesa Civil tratar do assunto.

As reclamações surgiram a partir da mudança do local de captação determinada pela Defesa Civil Nacional, saindo de um poço profundo no município de Pio IX, no Estado do Piauí, com água de excelente qualidade para o poço no município de Aiuaba, com água salgada.

A população está rejeitando a água.

Veja o laudo do NUTEC(também em anexo abaixo)

 

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA