Fomentar a participação da juventude em ações sustentáveis em espaços públicos, ampliando a inclusão social e ambiental, é a meta do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), lançado nesta segunda-feira (11) pelo Governo do Ceará. A proposta deve alcançar dez mil cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Eles também têm que estar matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio em uma. A escolha será por seleção pública e os beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos.
O governador Camilo Santana explicou como o programa deve interferir na vida desses milhares de jovens e, consequentemente, na realidade ambiental. “É uma política pública voltada à inclusão social e ambiental. Vamos atender aos jovens mais vulneráveis do Estado. O agente vai contribuir para melhorias ambientais do nosso Estado, nas unidades de conservação, em importantes espaços sociais. É um programa que vai estimular a participação desses jovens no contexto ambiental. Não tenho dúvida que vai ser um aprendizado enorme para eles”, disse Camilo.
O AJA deve estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades de jovens, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda e o protagonismo juvenil, ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. “O edital será lançado até o final do mês para que os jovens possam se inscrever e já em março iniciar este programa. É oportunidade para os nossos jovens cearenses e o meio ambiente agradece”, reforçou o chefe do Executivo cearense.
Para conseguir êxito nas propostas, algumas atividades serão desenvolvidas junto aos jovens selecionados. Dentre as ações está a mobilização da comunidade no entorno dos espaços públicos; o apoio à realização de atividades de educação ambiental para ampliar a conscientização das pessoas no tocante à coleta seletiva, arborização, campanha contra o abandono de animais, ocupações irregulares em áreas de preservação permanente – APP, dentre outros. O programa também planeja campanhas de reflorestamento, proteção de espécies da fauna e flora e o manejo sustentável dos espaços naturais.
Artur Bruno, secretário estadual do Meio Ambiente, enfatizou a importância da atuação dos selecionados. “Eles darão apoio àqueles que estão trabalhando a política ambiental, tanto no Estado como nos municípios. Vão fazer projetos de arborização nas cidades, ajudar na coleta seletiva, cuidar das unidades de conservação. Então, eles terão a oportunidade de contribuir com seu município. Creio que vai ser um projeto muito importante para buscarmos o desenvolvimento sustentável”, comentou Bruno.
Os jovens passarão por uma formação realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A capacitação deve respeitar o interesse dos jovens e as particularidades de cada região. Dentre as temáticas abordadas estão: Cidadania, Ética, Sustentabilidade, Noções de Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos.
O Programa Agente Jovem Ambiental foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará como política pública no último mês de dezembro e sancionado hoje pelo governador. Após esse ciclo inicial de dois anos, outros 10 mil jovens serão selecionados para uma nova etapa do AJA e assim subsequentemente.
Fernando Santana, presidente da casa legislativa, reforçou o ganho social e ambiental com a nova política. “Em algumas cidades já existem várias associações de catadores e estes com seus filhos já aprendendo aquela atividade. Eles não tinham e terão agora a capacitação, uma bolsa para complementar sua renda, fardamento. Esse programa incentiva o jovem a permanecer na escola, estudar, e aquele que saiu, por um motivo ou outro, a retornar”, ponderou.
Site: Governo do Estado
Quero q meu filho participe
13 Jan 2021Precisamos
Vitoria fernandes
13 Jan 2021Eu quero participar
Esmael gomes de Sousa
13 Jan 2021Eu quero participar
Esmael gomes de Sousa
13 Jan 2021Eu quero participar
Esmael gomes de Sousa
13 Jan 2021Eu quero participar
Midiam assunção da Silva
12 Jan 2021Eu quero
Rutielle da Silva Cavalcante
12 Jan 2021Eu queroooo
Rosângela
12 Jan 2021Eu quero
Aline Baca
12 Jan 2021Eu quero
Marcos Jackson Alves mesquinta
12 Jan 2021Eu quero participar
Marcos Jackson Alves mesquinta
12 Jan 2021Eu quero participar
Lucivanha de Souza Paula Silva
12 Jan 2021Eu quero participar
Maria rutielly
12 Jan 2021Eu quero parçipa
Maria rutielly
12 Jan 2021Eu quero parçipa
AMANDA DE SOUSA
12 Jan 2021Eu quero participar!
Thalia
12 Jan 2021Eu quero participar
Leila Souza de Barros
12 Jan 2021Eu quero participar
Leila Souza de Barros
12 Jan 2021Eu quero participar
Leila Souza de Barros
12 Jan 2021Eu quero participar
Leila Souza de Barros
12 Jan 2021Eu quero participar
Leila Souza de Barros
12 Jan 2021Eu quero participar
cledvane Silva
11 Jan 2021Eu quero participar
cledvane Silva
11 Jan 2021Eu quero participar