O Instituto Federal do Ceará lançou, nesta sexta-feira (18), o edital do Processo Seletivo 2021.1 dos cursos técnicos. O campus de Tauá disponibiliza 70 vagas para os cursos técnicos integrados em Agropecuária e Redes de Computadores. Nessa modalidade, o estudante faz o Ensino Médio ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica de nível médio. Os cursos são gratuitos e acontecem em tempo integral, nos turnos matutino e vespertino.

O Processo Seletivo será realizado em fase única, que consistirá na análise do Histórico Escolar. Será considerada a pontuação obtida nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática.

 

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 4 a 15 de janeiro de 2021. Poderão se inscrever estudantes que tenham concluído o Ensino Fundamental em 2020. Os candidatos deverão acessar os sistemas Q-seleção e eSolis, conforme o seguinte passo a passo:

- Preencher todos os itens do formulário eletrônico no sistema Q-seleção;

- Salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição (Resumo de Inscrição);

Enviar, via sistema eSolis, a seguinte documentação (frente e verso):

-Documento oficial de identificação (serão aceitos também a Certidão de Nascimento e o Cadastro de Pessoa Física);

- Histórico escolar completo do ensino fundamental (poderão apresentar declaração da escola os candidatos que, no ato da inscrição, ainda não estejam portando histórico escolar ou ainda estejam cursando a última série do Ensino Fundamental).

 

Reserva de vagas

O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso para candidatos egressos de escolas públicas. Para concorrer a essas vagas, é necessário que o candidato tenha cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Os candidatos optantes por reserva de vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas deverão preencher, obrigatoriamente, o campo "Etnia" do formulário de inscrição, informando uma das três formas de autodeclaração (preto, pardo ou indígena).

Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão ter a veracidade de sua autodeclaração confirmada por meio de procedimento de heteroidentificação quando forem retomadas as atividades presenciais. Já os candidatos que se autodeclararem indígenas ou que se inscrevam na reserva de vaga de Pessoa com Deficiência (PcD) deverão entregar os documentos indicados no Edital no ato da comprovação da veracidade da documentação.

 

Cronograma

4 a 15/01 Inscrições
20/01 Lista de inscrições deferidas
21 e 22/01 Recurso contra indeferimento
04/02 Resultado preliminar
05 a 11/02 Envio de documentação de pré-matrícula (aprovados e classificáveis)
08/02 Resultado final
09/03 Divulgação dos candidatos pré-matriculados
03/05 Início do semestre letivo 

 

Reportagem: Larissa Lima – Campus Tauá

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA