O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará se destacou na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 referente ao ensino médio. A unidade conquistou 6,3 pontos, acima da média nacional de 4,2 pontos. A nota é a maior entre as instituições do município e já supera as projeções estadual e nacional para 2021.

O Ideb tem o objetivo de monitorar o desempenho da educação no Brasil. O índice é medido a cada dois anos e calculado a partir das taxas de aprovação e evasão dos estudantes e dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esta é a estreia do IFCE de Tauá na avaliação. A nota atingida levou em consideração os dados sobre a primeira turma do curso técnico integrado em Redes de Computadores, iniciado em 2017. Atualmente, a unidade oferta também o curso técnico integrado em Agropecuária e se consolida como a única instituição de ensino médio da rede federal no município.

O diretor-geral do campus, José Alves Neto, destaca que a atuação de professores mestres e doutores colaborou para esse resultado satisfatório. "Isso possibilita que os discentes tenham contato com pesquisa e extensão já nessa etapa de ensino", diz. Ele aponta também a importância do tempo integral de estudos, que "oportuniza melhor acompanhamento pedagógico, nutricional e de saúde para nossos alunos".

A média do Ideb 2019 referente ao ensino médio nacional representa um crescimento histórico. Foi uma evolução de 0,4 pontos em dois anos, a mesma quantidade atingida entre 2005 e 2017. A meta do Ministério da Educação (MEC) é de que, em 2021, a nota média entre as instituições municipais, estaduais, públicas e privadas do país seja igual ou superior a 6. Já a meta para o Ceará é de 5,1. Com os resultados de 2019, o estado ocupa o 4º lugar no ranking nacional e o 2º lugar no Nordeste.

Os resultados do Idep 2019 podem ser acessados aqui.

Reportagem: Larissa Lima – Campus Tauá

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA